sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nzita Tiago desautoriza a sua enviada especial e reafirma objectivo da independência


Nzita Tiago desautoriza a sua enviada especial e reafirma objectivo da independência





O líder histórico da FLEC, Nzita Henriques Tiago, desautorizou a "embaixadora de boa vontade" da Frente, Khendhrah Silverbridge, a qual afirmara que a FLEC já não quer a independência de Cabinda.

Tiago respondia aos ouvintes da Voz da América, no programa “Angola Fala Só”, durante o qual se envolveu em animado debate com o activista cabindês Raul Tati.

O líder da FLEC disse que continua a pretender que os angolanos saiam de Angola, porque "Cabinda é independente".

Silverbridge, em declarações à revista "Jeune Afrique", disse: "Somos realistas. Nós não pedimos mais independência ou mesmo autonomia. O que queremos é paz para Cabinda. Queremos que eles [cabindas] voltem para as suas terras. Nós não reivindicamos o dinheiro do petróleo, apenas a infra-estrutura. É realmente pedir muito?"

Nzita Tiago afirmou que estas declarações não correspondem à sua posição - diálogo com Luanda com vista à independência - mas ainda não contactou Khendhrah Silverbridge após aquelas polémicas declarações, publicadas a 2 de Maio passado.

O activista Raul Tati, de visita aos Estados Unidos para expor à assembleia-geral da petrolífera Chevron, as preocupações dos cabindas sobre a poluição, foi convidado a assistir ao programa, no estúdio.

Tati questionou a utilidade da nomeação de Khendhrah Silverbridge como "embaixadora de boa vontade" do presidente da FLEC e Tiago questionou o empenho de Tati na independência de Cabinda.

Ambos defendem que os cabindas não devem votar nas eleições angolanas de 31 de Agosto.

VOANEWS