quinta-feira, 24 de maio de 2012

ELEIÇÕES GERAIS EM ANGOLA MARCADAS PARA 31 DE AGOSTO






NME - Lusa

Luanda, 23 maio (Lusa) - As eleições gerais em Angola realizam-se a 31 de agosto, foi hoje anunciado, após uma reunião do Conselho da República convocada pelo presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

"O Conselho da República pronunciou-se a favor da data de 31 de agosto de 2012 para o dia da realização das eleições gerais", lê-se no comunicado final a que a agência Lusa teve acesso.

O documento refere ainda que o Conselho da República constatou estarem "criadas as condições para a realização das eleições gerais em 2012", de acordo com as informações contidas no parecer da Comissão Nacional de Eleições (CNE) angolana, referentes aos dados estatítiscos do registo eleitoral.

O Conselho da República, presidido por José Eduardo dos Santos, apelou para o compromisso de "todos os intervenientes no processo eleitoral, num espírito de tolerância e confiança, por forma a que o mesmo decorra com transparência e segurança".

O Conselho da República, que se reuniu este ano pela primeira vez, é um órgão do qual são membros o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República, líder de partidos políticos com assento parlamentar, líderes religiosos e figuras da sociedade civil angolana.

As eleições gerais deste ano serão as segundas que se realizam em Angola, após o final da guerra em 2002, tendo a anterior decorrido a 05 de Setembro de 2008, na qual saiu vencedor o MPLA, com mais de 80 por cento dos votos.