sexta-feira, 13 de abril de 2012

LÍDER DA FLEC EM CABINDA OFERECE CONVERSAÇÕES DE PAZ

Henriques N`zita Tiago, líder da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), propôs às autoridades angolanas conversações para uma solução definitiva para o território, palco de instabilidade militar desde 1975, disse à Lusa fonte dos rebeldes.


Oswaldo Franque Buela, porta-voz e secretário para a Informação e Comunicação da FLEC, contactado telefonicamente a partir de Luanda, confirmou à Lusa que Henriques N`zita Tiago nomeou o angolano Khendhrah Silverbridge, que possui nacionalidade norte-americana, como seu representante para conversações com Luanda.

A proposta de conversações, acompanhada de uma promessa de cessar-fogo, foi feita numa carta enviada quarta-feira ao general Helder Vieira Dias "Kopelipa", ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente José Eduardo dos Santos.

"O Presidente N`Zita Tiago nomeou o senhor Khendhrah Silverbridge e o objetivo é garantir a paz e o respeito pelos direitos humanos", disse no passado sábado, 7/4, Oswaldo Franque Buela à Lusa.

A proposta de N`Zita Tiago, exilado em Paris, visa por fim a um dos mais longos conflitos do continente africano, apesar do reforço da presença militar angolana no território.

A FLEC de N`Zita Tiago é a mais antiga organização de Cabinda que luta de armas na mão pela independência do território.

A carta enviada quarta-feira por N`Zita Tiago constitui a mais recente oferta de conversações de paz, face ao impasse numa solução militar para o conflito.

"Acreditamos que se o governo angolano for razoável, honesto e responsável, aceitará a nossa proposta", acentuou Franque Buela à Lusa.

A Lusa tentou obter um comentário do general Helder Vieira Dias "Kopelipa", mas não foi possível.

Separada de Angola pelo rio Congo, Cabinda tem fronteiras com as Repúblicas do Congo e Democrática do Congo, e as suas significativas reservas petrolíferas representam cerca de metade da produção diária de 1,8 milhões de barris de petróleo angolanas.