domingo, 4 de março de 2012

AUTORIDADES TRADICIONAIS NO MOXICO EM PÉ DE GUERRA COM O GOVERNO LOCAL


AUTORIDADES TRADICIONAIS NO MOXICO EM PÉ DE GUERRA COM O GOVERNO LOCAL


Luena – Moxico, CONFLITO DE IDENTIDADE ENTRE O GOVERNO E A REGEDORIA DO MUENE CHITALI- - Não podemos continuar a hipotecar as nossas terras, o nosso legado, a nossa origem, sobretudo o nosso futuro e das Novas Gerações da nossa linhagem sécular, desabafos do “MUENI UA NGOMA CHITALI” Regedoria em (NDAKA-VALA), Dala-Sul.

O Governador Ernesto dos Santos Liberdade, planejava retirar o nome da Regedoria Chitali para colocar o nome do falecido “Danjereux” naquela localidade, um dos comandantes das FAPLA e guerrilheiro do MPLA, filho do Moxico morto em 27 de Maio de 1977 em Luanda, naquilo que foi conhecido como fraccionismo contra o regime naquela epoca.

O Mueni Ua Ngoma Chitali, o povo da sua linhagem e a população no geral da sua Regedoria não aceitaram esta mudança, porque é desvirtuar a verdade, “é fazer esquecer para sempre o nome da nossa origem étnica”, disse-nos um Sobeta subdito desta mesma Regedoria.

Mueni Ua Ngoma Chitali disse que os Sobas do Moxico não têm voz e estão todos dominados pelo Governador. Só reclamam mas não há acção.

Hoje (29/02/2012) estava agendada um encontro na Admnistração Municipal do Moxico com o senhor Admnistrador. Cada Soba deve preservar a sua autoridade tradicional, que é autonômo desde a nossa criação pelo supremo, concluiu Mueni Ua Ngoma Chitali.

Por Kaluchazi Kumbi no Luena