segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Regime Angolano fomenta conflitos étnicos na Região Sul Centro da Lunda, Moxico em Cazombo

Regime Angolano fomenta conflitos étnicos na Região Sul Centro da Lunda, Moxico em Cazombo

A MÃO INVISÍVEL DO REGIME SEMPRE PRESENTE, NOS CONFLITOS ETNICOS NO TERRITÓRIO DA NAÇÃO LUNDA, DESTA VEZ BEM AO LESTE E CENTRO SUL, O MOXICO, FRONTEIRA COM A ZAMBIA NO SALIENTE CAZOMBO.




Membros da étnia Lunda restituídos à liberdade

Depois de dias de prisão injusta na comarca do Luena, o tribunal do Luena inocentou os 13 membros da tribo Lunda que no passado dia 19 de Janeiro de 2012 foram detido no Alto Zambeze, município do Cazombo, por não concordarem com a entronização na sua região de uma autoridade tradicional de outra linhagem e de outro grupo etnico.


O Regedor Benjamim Chinunk, Felix manuel Chinunk, Albertina Chissengo, Zacarias Alberto, Domingos Temba, Kayombo Sakuwaha, António Boás Chavuma, Ernesto Sefuka Tapila, Kaumba sakuwaha, Soba Njimba, Martins Chiliata, Afonso Machau, David Kassapato, Gonçalves José, Candala Trido, Ngimba, Kawanga Charles e Fernando Samutela foram detidos em diversas localidades do Alto Zambeze e deportados para Direcção provincial de investigação criminal no Luena. O seu julgamento ocorreu no dia 24 de Janeiro do ano em curso, tendo o Juiz pronunciado o Acórdão que devolve à liberdade todos os detidos, por inocência.


Entretanto, cinco (5) dos detidos não compareceram ao julgamento, por apresentarem corpos com sinais visíveis de tortura por agentes de seguranças no momento de sua detenção.


Depois de receber a soltura, o regedor Chinuk acusado de ser general da UNITA disse que passou por situações muito humilhantes e ficou bastante chocado ao observar sobas e jovens Lundas torturados, ensanguentados e alguns nús pelas forças do regime.


“Nas condições actuais não se permite que um angolano maltrate daquela forma o seu semelhante. A nossa liberdade e a democracia não são vividos em pleno”, declarou o regedor Benjamim Chinuk, declarando-se profundamente chocado com as ofensas proferidas contra si pela rainha Nhakatolo uma outra entidade da mesma etnia LUNDA.

De salientar que as autoridades que retiraram compulsivamente os membros do grupo Lunda da sua região, prejudicando os seus afazeres, nem sequer prestaram assistência alimentar muito menos proporcionaram condições para o regresso para junto das familias.

A Nhakatolo, os lunda dembo ou Kazembe, o Chinhama ou Ndoji, Nganguela, o Chinguri, o Mbunda ou Luchaze são todos eles o mesmo povo LUNDA, o resto é a mentira do regime, dividir para reinar...