terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LUCAPA - POLICIA PRENDE ACTIVISTAS DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA SEM CAUSA


LUCAPA - POLICIA PRENDE ACTIVISTAS DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA SEM CAUSA

Tres Activistas do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda, estão presos na DPIC – Direcção Províncial de Investigação Criminal na cidade de Dundo, Lunda-Norte vindos do Municipio do Lucapa, tratam-se dos Senhores:Domingos Orlando Miúdo, Alberto Mulozeno e o Sr Eugenio Mateus Sangoma.

De acordo com o Secretario Municipial da CMJSPLT naquela localidade Sr Francisco Muazunga, o Comando Municipal da Policia Nacional, notificou os mesmo a comparecer naquele estabelecimento policial, no terreno o agente oficial em serviços disse-lhes que estavam presos sem nenhuma explicações.

No dia 18 de Fevereiro de 2012, foram enviados de Lucapa para o Dundo onde estão aprisionados na DPIC, não há nenhuma informação aos famíliares.

Fonte que acompanha o processo, disse que as detenções a membros do Manifesto do Protectorado da Lunda, é uma orientação superior do Comando da Policia Nacional e que há 20 dias atrás o Comandante e Delegado do Interior naquela Província, senhor Sub-Comissário Gil Famoso da Silva, terá deixado orientações da actuação a sua corporação no Cuango e Caungula.

Um outro incidente teve lugar na semana que findou em Cafunfo, com o Activista Samy Dinis, interceptado pela Policia do Comando Municipal naquela localidade, quando este vinha do rio de motorizada para o Bairro, pego as 16 horas até 21 hora, levado no meio do matacal, onde sofreu uma cruel sessão de interogatorios com ameaças de ser fusilado se refilasse. Para o deixarem, teve que pagar no momento 150,00 dolares americanos que trazia consigo.

O Governo Angolano, ao longo destes (6) anos da nossa existência, já terá provado que as detenções, perseguições, raptos e as ameaças de morte, só fortalecem o nosso Movimento de Reivindicação da Autonomia Admnistrativa, Econômica e Jurìdica da Nação Lunda, é o nosso direito legitimo, é o maior sacrificio que fizemos para uma coabitação em Paz e Pacifica.

A maioria do nosso povo esta consciêncializada para defender o seu direito inalienável, vai lutar com toda a responsábilidade sobre esta causa nobre até vencer. Lembrando que existe (5) outros presos politicos do Manifesto que continuam ilegalmente na cadeia da Kakanda na Lunda - Norte.