quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

AUTORIDADE TRADICIONAL DAS LUNDAS AGASTADOS COM O REGIME ANGOLANO


AUTORIDADE TRADICIONAL DAS LUNDAS AGASTADOS COM O REGIME ANGOLANO


Autoridades Tradicionais das Lundas Norte e Sul que acompanharam a entrevista do Presidente da Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe, Eng.º José Mateus Zecamutchima, na Rádio Voz de America nesta Segunda Feira dia 6 de Fevereiro, estão agastados com o comportamento dos agentes de Ordem e Segurança do regime Angolano.

O facto deve-se pelos maltratos que as mesmas forças da ordem e segurança do regime infringiram a étnia Lunda na cadeia da cidade do Luena no Moxico, de acordo com os pronúnciamentos do Muene Chinuk.

...”O Regedor Chinuk acusado de ser general da UNITA disse que passou por situações muito humilhantes e ficou bastante chocado ao observar sobas e jovens Lundas torturados, ensanguentados e alguns nús pelas forças do regime”... “Que apresentaram corpos com sinais visíveis de tortura por agentes de seguranças no momento de sua detenção”.

...”É muita vergonha e tristeza, o governo imiscuir-se nos nossos assuntos tradicionais dos Lundas em vez de ver o problema da miséria e da pobreza, depois nos chamam de Matumbos ou de atrazados, onde já se viu um Soba a ser humilhado? Um Soba é pai de todos e deve ser respeitado, agora ficar nú na frente dos Jovens? Estamos mal” – desabafaram os Sobas Nguji Muacandala, Samukuale e Polela.


Chamaram a Rainha Nhakatolo a pautar pela razão, não permitir que o regime no lugar de união comece a nos dividir. Se o Muatchissengue não é capaz de resolver os nossos problemas das nossas tribos e étnias, não é motivo para guerras intestinais do mesmo povo.

Alertaram -“Devemos ter muito cuidado, esta proximo as eleições e o governo esta preocupado, dai vai criando confusão, se assim continuar vamos boicotar a votação”.


Por SAMAJONE nas Lundas e Moxico