sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ESCÓCIA QUER REFERENDO À INDEPENDÊNCIA EM 2014 DO REINO UNIDO


ESCÓCIA QUER REFERENDO À INDEPENDÊNCIA EM 2014 DO REINO UNIDO

A Escócia informou que pretende referendar a independência do Reino Unido em 2014. No boletim de voto, a escolha irá basear-se apenas em «sim» ou «não».
O Governo autónomo da Escócia, através do ministro escocês, Michael Moore, apresentou a proposta, que prevê que o boletim de voto deverá limitar-se a duas escolhas: o «sim» ou «não» à independência. A decisão foi comunicada assim que o Governo britânico estabeleceu as condições do referendo.


Alex Salmond afirmou a sua posição de o referendo ser realizado na Escócia e supervisionado pelo Parlamento de Edimburgo. O Governo britânico pretende que seja a comissão eleitoral do Reino Unido a ocupar-se desta observação.


Segundo Alex Salmond, a escolha do Outono de 2014 para a realização do referendo deveu-se ao facto de os escoceses necessitarem de tempo para se informarem e tomarem uma posição em relação ao assunto. Daí ter sido estabelecido o intervalo de um ano e meio até ser feita a consulta.


Apesar de ser contra a separação, David Cameron, o Primeiro-ministro britânico, é de opinião que a Escócia deverá ser autorizada a realizar a consulta mas dentro dos parâmetros definidos pelo Executivo de Londres.
(c) PNN Portuguese News Network

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Escócia (em inglês e em scots Scotland; em gaélico escocês Alba) é uma das nações que integram o Reino Unido.

Ocupa o terço setentrional da ilha da Grã-Bretanha, limita com a Inglaterra ao sul e é banhada pelo Mar do Norte a leste, pelo Oceano Atlântico a norte e oeste e pelo Canal do Norte e pelo Mar da Irlanda a sudoeste. Ademais de parte da Grã-Bretanha, o território escocês inclui mais de 790 ilhas. O mar territorial adjacente no Atlântico Norte e no Mar do Norte contém as maiores reservas depetróleo da União Europeia. A capital Edimburgo é um dos maiores centros financeiros europeus.

O Reino da Escócia foi um Estado independente até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União formalizaram uma união política com o Reino da Inglaterra, de modo a criar o Reino Unido da Grã-Bretanha. A Escócia continua a ter Estado e jurisdição separados para fins de direito internacional. O direito e o sistema de ensino escoceses, bem como a Igreja da Escócia, têm permitido a continuação da cultura e da identidade nacional escocesas desde a união.

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=28838