quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SOLIDARIEDADE PARA COM O JORNALISTA E ADVOGADO, DIRECTOR DO SEMANÁRIO FOLHA8 WILLIAM TONET


COMISSÃO DO MANIFESTO JURÍDICO SOCIOLÓGICO DO PROTECTORADO DA LUNDA

SOLIDARIEDADE PARA COM O JORNALISTA E ADVOGADO, DIRECTOR DO SEMANÁRIO FOLHA8 WILLIAM TONET


A CMJSPLT junta-se a corrente de solidariedade da opinião pública Angolana e dos povos amantes da Paz, a favor do Jornalista William Tonet, a nossa profunda preocupação, é justamente com o modo de funcionamento do poder judíciário em Angola, ao tomar conhecimento da condenação do Director do Semanário Folha 8, a um ano de prisão com pena suspensa, convertida em multa de 10.000.000,00 de Kwanzas (US $100,000).

Não confieis em principes, nem em filhos de homens, em que não há salvação, quem faz justiça aos oprimidos não dá pão aos famintos, esta é a sabedoria das escrituras sagradas, que nos chama para que o juiz do direito observe a justiça com equidade e prudência, mas também com temor ao altissímo.

Na nossa terra, nas Lundas temos uma maxima, a de que se tiveres problema com o Porco, não se queixe ao Javali, porque os dois é a mesma coisa.

A quem serve o poder Judiciário em Angola?..

O Meridissimo Juiz que proferiu a sendença ao Jornalista William Tonet, sabe que o ordenamento jurídico angolano estabelece as penas mais leves para os crimes de injúria e difamação, e as multas devem ser compatíveis com os salários em vigor no país. A esse respeito, o salário mínimo em Angola é inferior a 10.000,00 Kwanzas (menos de US $100).

Só a liberdade de expressão e de imprensa podem contribuir para a mudança de consciência na sociedade, de modo a que, de forma inclusiva, todos os angolanos possam participar na vida política, do desenvolvimento económica e sócio-cultural do país.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino céus –Mt 5:10


Luanda aos 13 de Outubro de 2011.


COMITE EXECUTIVO NACIONAL DO MANIFESTO DO PROTECTORADO DA LUNDA