segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CATOCA – MORTE SILENCIOSA DE TRABALHADORES POR EUTANÁSIA



CATOCA – MORTE SILENCIOSA DE TRABALHADORES POR EUTANÁSIA



A empresa de exploração de diamantes no kimberlito de Catoca na Lunda-Sul, é acusada pelos trabalhadores de estar a matar silênciosamente os mesmos atráves de um aparelho proibido mundialmente denominado por “Poligrafo”.

Este apalho ou maquina detector de diamantes, Scaner, possui um sistema de radiação, que provoca efeitos irreversíveis ao organismo humano. O cancro que deixa não tem cura, por isso é proibido o uso deste equipamento, a que estão submetido todos os trabalhadores Nacionais autoctones de CATOCA. Os Rússos, Brasileiros, Israelitas, Portugueses e de outras nacionalidade não são submetidos neste equipamento.

CATOCA, possui mais de 6000 trabalhar, os nacionais autoctones, não tem seguro de vida. Temos muitos nacionais em casa transito em Luanda em tratamento médicos, com problemas de saúde causados por este tipo de equipamentos, com certeza de que nunca irão encontrar a cura.

Os salários pagos aos nacionais, diferem muito dos estrangeiros, estes últimos tem direito a seguro e outras regalias, a média salarial deles é mais de 5000,00 USD/mês contra 350,00 USD do nacional. Os estrangeiros quanto estão doentes são evacuados para Africa do Sul e outros países, mas os nacionais é somente em Luanda.

Isso é violação do direito a vida e crime contra a humanidade, que deve ser denúnciada, Catoca deve procurar outros metodos para combater o roubo dos diamantes por parte dos trabalhadores em vez de estar a dizimar lentamente a vida das pessoas.

Por VMKM
SAURIMO