sábado, 10 de setembro de 2011

PROSTITUIÇÃO INFANTIL NO MOXICO


PROSTITUIÇÃO INFANTIL NO MOXICO


Meu nome é Alfredo Chynhama Ihanjika, escrevo a partir do Luena, para esta vossa porta chamada internet, para que vocés fale deste mal que acompanho com muita tristeza, no meu dia á dia aqui no Moxico e na Lunda-Sul, que não faz parte da nossa cultura, das mais antiga de África.

Quero definir primeiro o que é a prostituição?

Prostituição pode ser definida como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais, afectivos ou prazer.

Apesar de comumente a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e o dinheiro, esta não é uma regra. Pode-se trocar relações sexuais por favorecimento profissional, por bens materiais (incluindo-se o dinheiro), por informação, etc.

A prostituição é praticada mais comumente por mulheres, mas há um grande número de casos de prostituição masculina em diversos locais ao redor do mundo.

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

A prostituição é reprovada em diversas sociedades, devido a ser contra a moral dominante, à possível disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST) exemplos HIV/SIDA , gonorea, sifilis etc, por causa de adultério, e pelo impacto negativo que poderá ter nas estruturas familiares (embora os clientes possam ser ou não casados).

Na cultura Lunda Tchokwe desde os tempos, não é permitido o adultério e muito menos a prostituição. A nossa condição religiosa também não permite tais coisas, porque nos envergonha na família, desohonra a nossa respeitada sociedade Lunda Tchokwe.


Hoje no Moxico e na Lunda-Sul, o cenário é completamente outro, triste, desolador, que ultrapassou o nosso radical comportamento e cultural.


Meninas ou raparigas entre os 10 à 15 anos, mesmo senhoras casadas, estão a se prostituirem em pleno dia a troco de nada, que pode ser um simples 100,00 KZ , uma gasosa e a olho num da policia e da sociedade, como fosse um jogo de futebol.

As ditas clientes do sexo, estão em qualquer esquina e a qualquer momento, sem pudor e nem o respeito de ninguém. Nas escolas, na praça, no bairro, no serviço em fim, ninguém reprova absolutamente nada. É nossa irmã, filha, sobrinha, esposa, cunhada, tia ou a própria nossa mãe.

O sexo na sociedade Lunda Tchokwe é uma coisa de respeito, dignidade e responsábilidade, até provoca mortes e separação de famílias e étnias inteiras, não é uma brincadeira. Embora eu, talvez esteja últrapassado pelo mundo moderno do século XXI.

Em Saurimo, a situação é mais dramática, muita criança jovem a prostituirem sem experiência, engravidam sem responsabilidade, o que esta a provocar muita morte no seio da classe feminina local.

As minhas humildes perguntas são as seguintes: como é que o Ministério da Família e Promoção da mulher vai combater esse mal aqui no Moxico e na Lunda-Sul?

Como é que a lei contra a violência domestica aprovada, vai actuar, se a policia vé raparigas de 10 anos a prostituirem e não faz nada?

As famílias vêem a sua filha com coisas ou roupas novas, ela não trabalha, mas não perguntam a origem dos mesmos?


Como é que esse mal vai acabar numa região onde existe tanta pobreza, falta de emprego, practicamente para ninguém, e muito menos para o sexo feminino?


A partir do Moxico

Alfredo Chynhama Ihanjika