sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CORREDOR DO LOBITO E A PROLIFERAÇÃO DO HIV/SIDA


Associações de combate ao HIV/SIDA estão reunidas desde quarta-feira, 31/8, na cidade portuária do Lobito.

O encontro de três dias teve início um dia depois da inauguração da primeira fase de reabilitação do corredor do Lobito.

Uma região que parte do litoral benguelense, passando pelo planalto central até ao Luau, Moxico, servindo de saída para o mar a alguns países da África central.

A rede de associações que lutam contra a proliferação do vírus no país considera o espaço vulnerável à epidemia da Sida, devido a grande mobilidade da população que começa a registar, com a chegada das carruagens do CFB ao Huambo.

“A região do corredor do Lobito, integrada pelas províncias do Bié, Benguela, Huambo e Moxico é uma zona importante para o desenvolvimento socioeconómico do país” – sustentou o responsável da ANASO, António Coelho, ao justificar a relevância oportuna da reunião.

O representante da OXFAM em Angola, Esteves Belas, patrocinador do evento, exortou as autoridades angolanas a encararem o combate à sida como mais um factor de eliminação da pobreza junto das comunidades.

“O VIH sida tem um enorme impacto sobre a pobreza porque afecta milhões de mulheres e homens adultos, cujo trabalho impulsiona a economia e o esforço do país” - sublinhou.

Já a representante da rede das pessoas vivendo com VIH, Suzana Muwenho, chamou a atenção para o perigo que está a representar a falta de apoio aos seropositivos.

Lamentou as dificuldades que “ a sociedade civil tem tido nos últimos anos, para ter acesso aos financiamentos que ajudariam a combater o VIH/sida nas comunidades”.


FONTE: O Apostolado