sábado, 10 de setembro de 2011

11 setembro: Al-Qaida na origem de nova ameaça de atentado - Hillary Clinton

11 setembro: Al-Qaida na origem de nova ameaça de atentado - Hillary Clinton
Nova Iorque, 09 set (Lusa) - A Al-Qaida está na origem da nova ameaça de atentado "específica, credível mas não confirmada" contra os Estados Unidos, ...


Nova Iorque, 09 set (Lusa) - A Al-Qaida está na origem da nova ameaça de atentado "específica, credível mas não confirmada" contra os Estados Unidos, garantiu hoje a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

Num discurso pronunciado na escola de justiça criminal John Jay, em Nova Iorque, Clinton referiu-se à "ameaça específica, credível mas não confirmada que a Al-Qaida" ainda representa, "sobretudo para Nova Iorque e Washington".

A chefe da diplomacia de Washington voltou a admitir o uso da força militar contra grupos terroristas, mas assegurou que os EUA estão também dispostos a "respeitar o Estado de direito" incluindo os princípios que determinam o uso da força em autodefesa, o respeito pela soberania dos outros Estados e das leis sobre conflitos armados.

"Os suspeitos de terrorismo serão detidos de forma humana e quando atacarmos vamos procurar proteger os civis inocentes", disse.

Washington ainda não tinha associado explicitamente este novo alerta de atentados, revelado na noite de quinta-feira, à rede islamista radical.

O vice-presidente Joe Biden tinha já hoje referido a existência de um "flagrante indício" de uma ameaça em Nova Iorque e Washington, e confirmou que as autoridades estavam a investigar sobre um eventual atentado com viatura armadilhada.

"Não temos um indício flagrante mas há indicações da utilização de uma viatura armadilhada", declarou Biden à cadeia de televisão ABC.

Informado na noite de quinta-feira desta ameaça, que surge apenas dois dias antes da comemoração do 10º aniversário dos atentados que provocaram cerca de 3.000 mortos, o Presidente Barack Obama exortou de novo os responsáveis da luta contra o terrorismo a "redobrarem esforços".

De acordo com o seu porta-voz Jay Carney, o programa das comemorações - que inclui no domingo uma visita a Nova Iorque, ao Pentágono e a Shanksville (estado da Pensilvânia) - não foi alterado.

PCR.

Lusa/Fim