quarta-feira, 31 de agosto de 2011

GOVERNO ANGOLANO ESTA A FOMENTAR CONFLITOS ETNICOS NA LUNDA


GOVERNO ANGOLANO ESTA A FOMENTAR CONFLITOS ETNICOS NA LUNDA

Fontes no Cuango e Cafunfo informaram que o Governo Angolano esta a fomentar conflitos étnicos entre os Lundas, Tchokwes, Pendes , Bangalas e Songos, dividir para reinar, ou seja conflituar as populações locais e distrai-los, tirando vantagens para os designios eleitorais de 2012.

Este conflito, visa a criação essencialmente do isolamento do Movimento do Protectorado da Lunda que reivindica legitimamente do Governo de Angola a “Autonomia Administrativo, Económico e Jurídico”, porque o governo sabe que as autoridades tradicionais estão apoiar esta luta pacifica do movimento e, a única forma para desviar atenção é a criação de conflitos étnicos e Tribais.

As mesmas fontes garantiram-nos que os Comandos da Policia do Cuango e Cafunfo, foram orientados para apoiarem um certo partido com bastante influência na região e, combater outros partidos que supostamente terão feito alianças com o Movimento do Protectorado da Lunda. Regedores e Sobas estão sendo coagidos para criarem intolerâncias contra partidos politicos, para os mesmos designios de 2012.

A fonte sabe que foram distribuidas (3) casas a supostos Sobas e Rei afectos ao Clâ do velho Kulagingo, e mais de 90 individuos da étnia dos pendes vindos da RDC foram instalados no Cuango, o que esta a provocar revolta da população local e até mesmo Regedores afectos ao MPLA, que neste inicio de semana 29 de Agosto de 2011, fizeram deslocar uma delegação junto do Administrador do Cuango, para que este explique o comportamento do seu governo.

A Sra Angêlica Humba Administradora Adjunto do Cuango, recebeu ontem a delegação dos Regedores, Rainha Muana Cafunfo e Sobas agastados com a situação, e ela ouviu destes, que vão mobilizar toda a população dos municípios de Xá-Muteba, Cuango, Caungula e Lubalo para no ano de 2012 absterem-se de irem votar, mesmo que o governo lhes venha a enganar com ofertas de Bicicletas, Motorizadas e roupas usadas.

Dizeram que se o Governador Ernesto Muangala aparecer vão ajustarem contas com ele, vão também destruir as supostas casas que atribuiram ao clâ do velho Kulagingo, os Sres Alex e Passos no Luzamba.

Também disseram que estão dispostos a correr qualquer risco, porque estão habituados com os massacres que o governo comete contra a população desta região, por isso nada mais lhes pode assustar.

Lamentaram o facto de no tempo colonial, os portugueses não se intrometiam no poder tradicional, conviviam harmoniosamente, o que hoje com o governo do MPLA não acontece.

Fizeram lembrar a Sra Administradora que no ano de 2007, o Ministério da Admnistração do Território organizou uma reunião no Município do Quessua em Malanje com as autoridades tradicionais de Malanje, Moxico, Lundas Sul e Norte, e os respectivos Governadores e colocou-se ponto final a esta questão da liderança tradicional na região.

- “Este comportamento das autoridades governamentais angolanas nesta região é antigo, sempre fomentaram conflitos étnicos e tribais. Pagam feiticeiros, criam grupos de marginais que semeiam assassinatos, roubos e violam mulheres e crianças em fim”... – rematou a nossa fonte, que acrescentou – “Isto é violação de direitos humanos, que deve ser denúnciado”.

O fundo da descórdia é que o Governo Angolano quer colocar um suposto REI da étnia Bangala para controlar os Sobas dos municipios acima referênciadas, sendo o mesmo da região de Cassange, estes simplesmente reconhecem o REI Muatchissengue Watembo, como manda a tradição dos Lundas.


In Cuango gentileza SAMAJONE