segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Exploração dos Diamantes nas Lundas e o meio Ambiente



A Exploração dos Diamantes nas Lundas e o meio Ambiente

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo naTerra, ou em alguma região dela, que afectam os ecossistemas e a vida dos humanos.

È o conjunto de condições, leis, influências e infra-estructura de ordem física, química e biológica, que permite, abrigar e rege a vida em todas as suas formas. O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
 Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas,atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.

 Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.



Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos direitos ou indireitos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."

Isto para ilustrar o que actualmente se esta a viver nas Lundas; a titulo de exemplo:

Por causa da exploração dos diamantes, na província da Lunda – Sul já secaram varios rios. O rio Luavuri, o rio Muangueji, o rio Tchicumina, o rio Lova afluente do rio Chicapa junto da exploração em Catoca e outros pequenos riachos.

Alguns Engenheiros Russos e Brasileiros que trabalham no CATOCA dizem que dentro de mais 20 anos, qualquer avião, sobretudo os de pequena porte que se fizerem no espaço aereo da província, nas imediações de Catoca poderá cair fruto da cratera que hoje se esta a ser aberto na região.

Os rios Chicapa, Cuango, Chiumbué, Luachimo e Cuilo os maiores da região são exemplos desta poluição. O chicapa e o seu afluente Luó a partir de Catoca para o norte em direção a Lunda-Norte, já estam poluidos devido a actividade de exploração, lavagem do cascalho e a injecção de águas residuais nos próprios rios.

Pior ainda, desde o Xá-Muteba, Cafunfo, Cuango, Camaxilo, Cacolo, Cucumbi, Luangue, Calonda, Lucapa, Dundo, Nzaji, Dala e outras localidades nestas duas províncias, não há um rio ou riacho que não esta a ser explorado no leito aquático, contribuindo assim na degradação do meio ambiente nos proximos tempos.

Quanto todos os rios ficarem secos, como será a vida das proximas gerações Lundas?

In Saurimo por
Viagem Muautende Keshi Meso
E-mail:vkmkeshi69@hotmail.com