sexta-feira, 29 de julho de 2011

Entrevista de JOSÉ MATEUS ZECAMUTCHIMA A VOZ DE AMERICA


PARTICIPANTES A CONFERÊNCIA NACIONAL DO MANIFESTO NOS DIAS 15 Á 16 DE JULHO DE 2011

O novo presidente da Comissão do Manifesto do Protectorado da Lunda diz que quer um diálogo com o governo angolano para discutir a autonomia da região.

Numa entrevista á Voz da América José Mateus Zecamutchima disse que o objectivo da sua organização é a autonomia para o desenvolvimento da zona leste de Angola como parte de Angola.

Embora no passado a Lunda tivesse sido “independente” o objectivo é a autonomia como parte integrante de Angola, disse.

O presidente da comissão do protectorado da Lunda disse que as autoridades angolanas deveriam abordar ao questão de imediato pois segundo disse os problemas devem ser resolvidos antes destes se tornarem em questões mais difíceis de resolver.

Com base em tratados históricos com as autoridades portuguesas a organização reivindica a autonomia de uma vasta região que engloba as províncias do Cuando Cubango, Moxico e Lundas norte e sul.

Zecamutchima disse que sabe que conta com o apoio popular porque ele próprio faz parte de uma família de dirigentes tradicionais que conhecem as aspirações das populações.

Interrogado sobre se estaria disposto a participar em eleições, o novo dirigente do Movimento do Protectorado da Lunda disse que isso só poderia acontecer após o reconhecimento da autonomia da Lunda.

Zecamutchima disse que não advogava uma federação para Angola mas apenas a autonomia da região que o seu movimento diz representar.

Falar de uma federação, disse, seria falar por outras regiões de Angola.


José Mateus Zecamutchima foi eleito presidente da organização numa reunião da comissão nacional da sua organização que decorreu nos dias 15 e 16 de Julho.

Na reunião participaram dirigentes tradicionais e representantes da corte do rei da Lunda Muatchissingue Watembo.

Zecamutchima congratulou as autoridades angolanas por não terem interferido com a reunião.

A entrevista com o novo dirigente da comissão foi transmitida no nosso programa Temas e Debates.

Pode ouvir o programa com a entrevista carregando na barra azul no topo

Fonte: VOA