segunda-feira, 6 de junho de 2011

FESTIVAL DE ASSASSINATOS CONTINUA NA LUNDA-NORTE


Festival de Assassinatos continua na Lunda-Norte

A Região de Cafunfo e Cuango na Província da Lunda-Norte, é uma zona muito vulnerável em crimes de assassinatos.

Entre os dias 2, 3, 4 e 5 de Junho os termometros subiram mais de 100ºC com o assassinato de 3 pessoas, que depois de morte foram lançados no rio Cuango conforme os relatos de testemunhas no local.

Trata-se pois do assassinato de Nelito Kativa, de 29 anos de idade, residente no Cafunfo e natural de Benguel no municipio de Cubal, de Castro Muauanda, de 47 anos de Idade, pai de 5 filhos e natural de Camaxilo e do Cidadão da Republica Democratica do Congo, identificado somente por Ylepeque.

A Policia Nacional nunca conseguiu esclarece nenhum caso de crimes de assassinatos que assola o Cuango e Cafundo. Basta lembrarmos os relatórios do Activista civico Rafael Marques, sobre o mesmo assunto de assassinatos e de violações de mulheres e crianças – Operação Kisonde: os Diamantes da humilhação e Miséria etc.

Durante o ano de 2010, estima-se que mais de 800 pessoas terão perdido a vida nas mesmas condições, em Cafunfo, Cuango, Cacolo, Muxinda, Cucumbi, Xacengue, Calonda, Nzaji e outras localidades a nível de toda a Lunda, sobretudo aquelas, onde estão instaladas projectos de exploração de diamantes.