sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sondagem Desfavorável Para O PAICV Precipita Fraude Eleitoral - Terão aprendido a lição do MPLA?

Lisboa - As últimas sondagens realizadas e mantidas em segredo apontam para uma vitória eleitoral do MpD, com 55.5% dos votos, PAICV 39.7, UCID 4.5% e os restantes repartidos entre abstenções e pequenos partidos.





De recordar que as eleições legislativas em Cabo-Verde, a decorrer este domingo, contam com o apoio de Angola que terá ajudado ao PAICV com o valor financeiro de cinco milhões de dólares


Por outro lado há evidencia aludindo a eminência de risco de fraude eleitoral em favor do PAICV consubstanciada nos seguintes levantamentos a saber:


- As Nações Unidas financiaram 2 milhões de dólares para a implementação dum sofisticado sistema de identificação biométrica dos eleitores. Os gestores do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação - NOSI, os engenheiros Jorge Lopes e Hélio Varela foram a Portugal, sem concurso público negociar com uma empresa, a ZETES.


- Foram adquiridos umas malas e passados algum tempo, jaziam no fundo dos corredores DGAPE (direção ao apoio eleitoral). Conclusão o recenseamento foi feito sem biometria e daí não existirem certezas relativamente à unicidade dos eleitores nos caderno eleitorais.


- Estão a implementar um sistema electónico sofisticado que se supõe que poderão depois eliminar quaisquer provas de fraude.


As evidencias quanto aos riscos de fraude são do conhecimento dos jornais digitais em cabo verde porém a sua atitude silenciosa em fazer denuncias é interpretada como “medo de represálias”.

FONTE: Club-K.Net