quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nova Constituição angolana, um ano depois na visão dos Partidos Políticos!


O Presidente do Partido Renovador Social, Eduardo Kuangana, disse Terça – feira 01/02, à RNA, que o seu Partido se revê na nova Constituição da República de Angola, promulgada aos 05 de Fevereiro de 2010, pelo Chefe de Estado José Eduardo Dos Santos.

Dado ao facto de se tratar de uma Lei Magna não permanente, um dia ela poderá ser mudada ou registar uma revisão profunda ou parcial, dependendo dos interesses que o povo pretende, frisou.

Este facto, histórico para Angola, e os angolanos, foi também apontado como de grande valía pelo Presidente da Nova Democracia, ND, porque a luz desta Constituição o chefe de Estado, é obrigado a se dirigir para o povo uma vez por ano, através dos seus representantes na Assembleia naacional.

“Nós ficamos congratulados, com esta inovação, não só esta como outras, o facto do executivo dar explicações trimestralmente de como está a ser gerida a economia do país, como vai a situação política, e social do país, é por isso bastante positivo e nós ficamos muito satisfeitos pelo esforço empreendido por todos”, disse Quintino Moreira.

Apesar de não ter participado na aprovação da nova Constituição, a UNITA, reconhece, que como cidadãos, todos angolanos devem cumpri-la, embora os seus Deputados não concordem, sublinhou o parlamentar Demóstenes Amões Tchilingutila.

“É a razão pela qual nós temos estado a participar da elaboração das Leis, e temos criticado até mesmo as Leis aprovadas, assim, nós temos estado a dizer aquilo que está mal, que não defende a população e viola a Lei, claramente que estamos numa condição difícil por causa do número de Deputados, logo, há uma maioria que sufoca os nossos deputados, mas nós temos veiculado as nossas posições sempre que não concordamos”, esclareceu.

Da parte do partido maioritário, MPLA, é defendida a ideia de todos angolanos se reverem na nova Constituição da nossa República.

“Nós temos estado a ver a participação nos mais variados domínios da vida política, económica da Sociedade, um engajamento de toda população angolana, portanto, todos nos revimos nesta Constituição, que é um benefício”, sublinhou o Deputado do MPLA Emílio Homem.

Fonte:RNA/Angola24horas