sábado, 8 de janeiro de 2011

SALVA KIIR Apela à Paz na véspera do referendo no Sudão


Salva Kiir apela à paz na véspera de referendo no Sudão


Sudaneses do sul votam este domingo para a independência
O líder do Sul do Sudão, Salva Kiir diz que a única alternativa é uma coexistência pacífica com o norte, na véspera do referendo para a independência do sul.
As declarações de Kiir aconteceram após uma reunião com o senador dos EUA, John Kerry, uma das várias figuras internacionais que chegaram ao Sudão para acompanhar o início da votação no domingo.

Ao que tudo indica, os sudaneses do sul devem começar a votar este domingo pela criação do mais novo país do mundo.

Em declarações a partir do palácio presidencial em Juba, Salva Kiir disse que o o referendo "não era o fim de um caminho, mas sim o início de um novo".

Instabilidade

Na sexta-feira, o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, advertiu que o sul do país enfrentaria um período de instabilidade caso votasse a favor da separação.

Em entrevista à rede de televisão al-Jazeera, ele disse que o sul não seria capaz de formar um Estado estável, nem de sustentar os seus cidadãos.

Correspondentes dizem que os comentários de Bashir devem irritar o SPLM, que governa o sul desde o fim da guerra civil em 2005 e do qual fazem parte antigos rebeldes.

A votação faz parte do acordo que terminou a guerra civil entre o norte e o sul, que durou duas décadas.

Enquanto se aproxima a votação, seis pessoas morreram num ataque levado a cabo por homens armados contra militares do sul do Sudão.

FONTE: BBC para Africa