terça-feira, 12 de outubro de 2010

Nelson Mandela apela, em novo livro, para que não o vejam como "um santo"


Nelson Mandela apela para que não o vejam como "um santo" e fala das suas dúvidas e sofrimentos, no livro que surgirá esta semana nas livrarias e de que o jornal sul-africano Sunday Times publica hoje largos extratos.

"Conversas comigo próprio", título do livro segundo a AFP, reúne conversas registadas, cartas e notas redigidas ao longo de décadas por Mandela que em 1996, após cerca de 30 anos preso, se tornou o primeiro Presidente negro da África do Sul.

O livro é prefaciado por Barack Obama, será colocado à venda em todo o mundo na terça-feira, à exceção de França, que será editado na quinta-feira.

"Um dos problemas que me inquietou profundamente na cadeia, foi relativamente à falsa imagem que eu tinha sem a querer ter projetado no mundo, que me consideravam como um santo", escreve Mandela.

"Nunca o fui, mesmo se o referirmos a uma definição terra à terra, segundo a qual um santo é um pecador que tenta emendar-se", acrescenta.

O líder sul-africano fala da infância e da juventude, conta as suas dúvidas e as suas experiências.

"Na minha juventude, combinei fraqueza com falta de discernimento de um rapaz do campo. Os meus pontos de vista e a minha experiência eram sobretudo influenciados pelos acontecimentos que se desenrolavam na região onde cresci e nos estabelecimentos onde estudei", lê-se no livro.

"Era arrogante para dissimular as minhas lacunas" acrescenta.

Preso durante 27 anos pelo regime de apartheid de Pretória, Mandela foi libertado em 1990 e eleito quatro anos mais tarde Presidente da República sul-africana. Em 1999, não quis candidatar-se a um segundo mandato.

Atualmente com 92 anos, surge em público raras vezes.

Fonte:ANGOLA24Horas