sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Lei de Segurança angolana Deve Ser Discutida – UNITA


Lei de Segurança angolana Deve Ser Discutida – UNITA



Vai iniciar –se no proximo dia 15 mais uma sessão do parlamento angolano. Para preparar essa sessão o principal partido da oposição, a UNITA, esta a partir de Quinta-feira reunido no Huambo nass jornadas parlamentares da organização.

Na sessão inaugural Isaías Samakuva disse que o abuso da legislação sobre atentados à segurança nacional deverá ser um dos temas em discussão na nova sessão parlamentar.

Samakuva disse ainda que na sessão de abertura do parlamento o Presidente José Eduardo dos Santos deve dar eplicaçoes sobre a corrupção a nível do governo.

O Presidente José Eduardo dos Santos e o estado da nação

A guardado com muita expectativa por todos os actores do cenário político nacional, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, faz, no dia 15, o seu primeiro discurso sobre o estado da Nação na Assembleia da República. Trata-se de um acto inédito desde a proclamação da independência, a presença do Presidente da República na abertura do ano legislativo.

Habitualmente, por ocasião do fim de ano, o Chefe de Estado dirige uma mensagem à nação. Nestas ocasiões, o Chefe de Estado costuma fazer o balanço dos vários programas do Executivo durante um ano e perspectivar para o ano seguinte, as orientações políticas, económicas, sociais.

No seu primeiro discurso sobre o estado da Nação, Eduardo dos Santos deverá abordar a actual conjuntura política interna e externa. Os temas económicos e sociais deverão constar também do discurso.

Mais do que a abordagem sobre obras feitas, a classe política espera que o discurso presidencial espelhe a situação da Nação, bem como anuncie acções e perspectivas futuras para Angola.

“O País” foi saber o que se espera de um discurso sobre o “estado da Nação”, ouvindo alguns actores da política nacional. Enquanto uns fizeram os seus prognósticos, outros reservaram as suas opiniões para depois do dia 15.

Fonte: VOA/PAÍS