domingo, 31 de outubro de 2010

BLOCO DEMOCRÁTICO - BD RECONHECIDO PELO TRIBUNA CONSTITUCIONAL COMO PARTIDO POLITICO LEGAL


O Bloco Democrático (BD) anunciou ter sido reconhecido pelo Tribunal Constitucional de Angola como um partido político legal.

Em comunicado assinado pelo respectivo presidente, Justino Pinto de Andrade, economista de 62 anos, o BD disse que “pretende inserir-se no xadrez político angolano como uma força política verdadeiramente democrática”.

Na essência, trata-se da reconstituição, sob outro nome, da antiga Frente para a Democracia (FpD), extinta por nas eleições legislativas de 2008 não ter conseguido eleger deputados, como é exigido pela lei angolana para que qualquer partido se possa manter.

“Somos um Partido decididamente virado para a resolução das questões sociais que apoquentam a maioria do nosso povo”, lê-se no comunicado enviado ao PÚBLICO por Justino Pinto de Andrade, professor da Universidade Católica de Angola e sobrinho do poeta Mário Pinto de Andrade, um dos fundadores do MPLA.

O BD tem como secretário-geral outro economista, Filomeno Vieira Lopes, que foi líder da FpD, e do seu Conselho Geral fazem parte, entre outros, Luís Nascimento e Nelson Pestana.

Nas legislativas de Setembro de 2008, o MPLA registou 81,6 por cento dos votos, a UNITA 10,4 por cento, o Partido da Renovação Social 3,2 por cento, a Nova Democracia 1,2 e a histórica FNLA apenas 1,1 por cento. Foram estas as únicas formações que conseguiram eleger deputados.
FONTE:PÚBLICO