quarta-feira, 20 de outubro de 2010

BISPOS DA CEAST REUNIDOS EM ASSEMBLEIA ANUAL



«A Família e o Matrimónio» é o tema da segunda assembleia anual dos bispos da CEAST que começou esta manhã, em Luanda.

Durante uma semana, o encontro presidido por Dom Gabriel Mbilingue vai analisar vários temas da vida pastoral da Igreja.

Os prelados também vão elaborar o Plano Pastoral para o triénio 2011 – 2013, alicerçado no tema geral: «Família, Levanta-te e Caminha».

Durante a sessão de abertura, o Presidente da CEAST recordou alguns dos principais acontecimentos que marcaram a vida da Igreja desde a última reunião dos bispos, com destaque para o encerramento do Ano sacerdotal.

“Alguns acontecimentos marcaram este período em referência, primeiro: o encerramento do ano sacerdotal. Creio que podemos continuar a colher os frutos deste ano instituído pelo Santo padre para o proveito de toda comunidade eclesial, chamando atenção para a importância, a dignidade, a missão do sacerdote, alguém que ama" – disse .

“O Segundo acontecimento foi a apresentação ao povo de Deus, de sua excelência reverendíssima Dom Novatus Rugambua, como Núncio Apostólico, acontecimento que teve lugar a seis de Agosto último” – revelou ainda.

“Mais uma vez renovamos ao senhor Núncio as nossas boas vindas e um fecundo apostolado aqui entre nós nesta igreja de Angola e São Tome” - desejou.

Por outro lado, prosseguiu, “continuamos a dar graças ao senhor pela celebração dos setenta anos de existência de três dioceses, as Arquidiocese de Luanda e do Huambo e a diocese do Bié”.

“Também tivemos a alegria de celebrar no nosso país, pela primeira vez o congresso do catequista, realizado no Kuito Bié, foi uma homenagem e continuara a ser uma homenagem ao catequista.

“Este colaborador que nós temos para a nossa igreja, para o crescimento na fé, na esperança e na caridade das nossas comunidades, e também ocasião para relançar a pastoral do catequista no futuro, evangelização da nossa terra” - sublinhou.

Destacou que foi “uma ocasião para fazermos memoria aqueles catequistas que ao longo destes anos, destes setenta anos foram fazendo trabalho, e agradecer á Deus”.

“Alguns acontecimentos, embora tristes marcaram também este período, quero destacar a morte de sua excelência reverendíssima Dom Marcos Ribeiro da Costa, entre outros a morte do frei João Domingos e vários outros sacerdotes, estou a recordar o frei Imidio, o padre Moisés Chipende, da Congregação do Espírito Santo, e outros” continuou ainda o prelado.

No quadrante da nossa vida social chamou atenção sobre um dos pontos da última comunicação à Nação do Presidente República relativa ao resgate dos valores morais.

“Este é um campo especificamente nosso, embora com a colaboração de toda comunidade humana” - precisou.

Por isso, sugeriu – “não sei se não seria bom repensarmos a questão das aulas de religião e moral nas nossas escolas, ao menos nas escolas católicas”.

O desemprego, a exclusão social, a pobreza e a criminalidade mereceram também atenção do Presidente da CEAST.

O Núncio Apostólico em Angola que participa pela primeira vez na reunião dos bispos da CEAST, também dirigiu algumas palavras aos bispos.

Dom Novactus Rogâmbua recordou os momentos de acolhimento dos fiéis e dos bispos e desejou êxitos no trabalho dos bispos para o crescimento espiritual e o sustento apostólico do ministério episcopal.

FONTE: O Apostolado