quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BISPO DO LUENA VISITA LUMEGI CAMEIA E CANGAMBA


O Bispo do Luena está em visita pastoral aos municípios de Kangamba e Lumegi Cameia.

Dom Tirso Blanco anunciou que a igreja católica vai reforçar a sua presença nas duas localidades, situadas no interior da província do Moxico.

“No Lumegi Cameia, no fim do próximo ano haverá lá uma comunidade religiosa. Temos um sacerdote que celebra missa lá, mas carece de uma presença missionária estável” – disse.

O prelado afirmou ter consciência de que a população tem sede da palavra de Deus nas duas localidades.

“A comunidade cristã naquela área tinha diminuído bastante no passado, de modos que há catequistas gerais que estão refundando as comunidades em Lumegi Cameia” – frisou.

“No que diz respeito a Cangamba, a situação é semelhante. Não temos lá sacerdotes residentes, nem irmãs e a nossa diocese de Luena é como se tivesse tido um terramoto que afectou todas as suas estruturas ou tsunami que durou mais de 30 anos” – acrescentou.

Referiu ainda que as infra-estruturas da igreja foram destruídas durante a guerra, por isso a sua reconstrução vai levar ainda algum tempo.

“De momento, as ajudas que recebemos não são suficientes para reconstruir tudo que foi destruído, nem temos casas onde colocar os missionários” – disse.

“A de Lumegi cameia foi dinamitada, a igreja de Lumegi Cameia está numa situação que periga até a nossa própria estrutura (integridade física)".

"Em Cangamba foi reabilitada a igreja que estava parcialmente destruída pela guerra, não temos nenhuma residência para os missionários” – continuou ainda.

Fonte: O Apostolado